5 de janeiro de 2012

Português: alguem ainda sabe escrever?





Olá queridos, como vão? E como foram de festas? Espero que todos tenham tido um ótimo final de ano e que tenham ganho um montão de livros, hauahuahauahua.
Por aqui, foi tudo na santa paz. Muita comilança, muita fartura, presentes... E sim, ganhei livros \o/
O nosso assunto de hoje é sobre a língua que falamos. Quem de nós pode afirmar que sabe o português corretamente? Eu não posso! Claro que tenho muitas dúvidas, principalmente com as tais novas regras ortográficas. O que tinha acento não tem mais, certas palavras ganharam novas grafias... E eu, que já saí da escola há um bom tempo, não consigo me lembrar de tudo. Mas então, o que eu faço? Normalmente, costumo prestar atenção às frases que escrevo. Se acho que ficou estranho, desconfio que está errado, rs. Aí, procuro num dicionário, on line mesmo e verifico o que pode estar errado. E na maioria das vezes está mesmo... Então, já ligo meu "desconfiômetro" e quando a frase ficou estranha, já vou procurar a forma correta, huahauahauhaua.
Penso que essa é a melhor forma de agir. Mas o que vejo em muitos lugares por aqui é exatamente o oposto. Por conta do "internetês" quase tudo ficou liberado. Ninguem mais faz concordância nas frases, o infinitivo praticamente perdeu o "r"... Tô cansada de ver blogueira literária dizer que vai "ir ler o livro" >.< Todos temos o direito de errar. Como eu disse, eu erro (e erro muito!), mas sempre procuro verificar, antes de postar, se não escrevi nada errado. Qual o problema em ler um texto e corrigi-lo antes de enviá-lo para a internet? Não se perde tanto tempo assim! E a credibilidade que você ganha? Temos que pensar nisso antes de sair por aí despejando um monte de palavras sem sentido e com a grafia errada!
Outro dia escrevi algo no Twitter e fui criticada. Eu disse que não via mérito em alguem dizer que lê em inglês e faz resenhas desses livros, mas não sabe escrever direito em português >.< Um seguidor veio me dizer que valia a pena sim, que era muito melhor ler e escrever em inglês, que era mais fácil pra pessoa arrumar emprego no exterior e tal e que o ensino no Brasil era ruim mesmo e que seria sempre assim. Eu discordo! Claro que é legal você ter uma segunda língua. Claro que o inglês abre muitas portas. Mas espera! Por que não é importante falar a língua do nosso país? Vamos rever esses conceitos! Inglês é "segunda" língua, a primeira é aquela na qual nascemos e fomos criados! Brasileiros, acordem! Temos ótimos professores de língua portuguesa que só estão esperando ser valorizados pelos próprios alunos!
Vamos ler mais! Quem lê muito (e presta atenção no que lê), escreve muito melhor ;)

Quer saber mais sobre mim? Acesse meu blog - http://doceinsensatez.com/blog

Beijos a todos, ótima semana =*

Obs.: A imagem do post mostra um erro grotesco de ortografia que não deve ser copiado nem como piada, hein?! kkkkkkkkkk

2 comentários:

Talita Ribeiro disse...

Oiii! As minhas festas também foram incríveis!
Eu concordo e muito com você! Por conta da linguagem cibernética somado a preguiça, muitas pessoas escrevem errado e infelizmente, empobrecem nossa língua!
+1 voto para que todos acordem!
Ps: Não sou contra o internetês! Apenas não sou a favor do assassinato da língua *-*

Beijos
TalitaR
http://glossdmenta.blogspot.com/

Aione Simões disse...

Nossa, Lilian, que absurdo!
Sinceramente, eu concordo com você! De que adianta mesmo ler em inglês se não há domínio da nossa própria língua?
Em momento algum você disse que não era bom saber inglês, e sim que você prioriza saber o português primeiro.
Acho muito feio blogs literários repletos de textos com erros de português. Um ou outro é comum, mas principalmente blogs como os nossos é que devem ter um cuidado redobrado, afinal é de cultura que estamos falando!
Enfim, mais uma vez, parabéns pelo seu post!
Beijão!

Postar um comentário

Poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...