22 de março de 2011

Entrevista com Willian Nascimento


É com grande Felicidade que posto no blog Meu Livro Rosa Pink uma entrevista com o escritor Willian Nascimento, autor dos livros De Corpo e Alma e O Véu.
Espero que gostem tanto quanto Eu.



O que te inspirou a escrever De corpo e Alma?

Na verdade, a idéia de “De Corpo e Alma” partiu de um sonho que tive. Quando acordei, lembro-me de ter perguntado a todos que conhecia se já haviam ouvido falar de uma estória parecida, e recebendo apenas respostas negativas, resolvi investir nela. Assim, com o enredo pronto, eu só precisava de um mundo para aplicá-lo, então, usei “O Véu” como pano de fundo e começei a criar uma história paralela a ele, com personagens em comum e até ligações entre este livro e a série.

Quando você cria um personagem, o que você usa como foco?

Normalmente, pego características de várias pessoas que conheço e as misturo a fim de conseguir um personagem. Pessoas fictícias também servem, me ajudando a compor determinados traços marcantes. Não gosto muito de pegar uma pessoa ou personagem e aplicá-lo completamente em meus livros, prefiro as misturas, pegando qualidades e defeitosd e vários e vendo se a combinação funciona.

Quando você estava escrevendo o livro você ja tinha um final definido?

Um? Eu tive cinco finais definidos (risos). Essa foi a única parte que o sonho não me contou: como se encerraria história. Então, pensei nesses cinco finais e fiquei refletindo qual deles era o melhor. Dois deles descartei de cara, pois vi que eram incoerêntes. Um acabou me decepcionando, pois acreditei ser muito previsível, então ficaram dois. Foi quase um cara-ou-coroa para decidir qual entraria. Eu guardo esse segundo final comigo até hoje e pretendo divulgá-lo um dia, quando “De corpo e alma” ganhar maior notoriedade.

Algum personagem tem um pouco de você?

Acho que todos tem um pouco de mim. Eu bem que queria, mas não consigo me desligar completamente deles na hora de escrever, e as vezes sinto um pouco da minha fala em cada um. Tanto em “De Corpo e Alma”, quanto em “O Véu”. Com relação à Victória, por exemplo, acredito que seu excesso de responsabilidade seja algo de mim que transportei para ela. Quando faço uma coisa, gosto dela bem feita e por mais que quisesse de jogar tudo para o alto e esquecer, sempre ficaria aquela pulga atrás da orelha me incomodando, dizendo que eu deveria terminar o que começei.

O livro tem continuação?

Não, mas possui estórias paralelas. “O Véu” é uma delas, e pretendo, assim que houver inspiração o suficiente, escrever outra, intitulçada “Despertar”, que trará novamente algumas questões de “De Corpo e Alma”, principalmente com relação a personagem secundária Pandora.


Quais são seus autores e livros preferidos?

Sem dúvidas que José Saramago, Anne Rice e J. K. Rowling figuram no topo da lista. O primeiro, por me ensinar a beleza da lingua portuguesa, e as duas outras por me incitarem o gosto pela fantasia contemporânea.

Foi você quem escolheu a capa, deu algum palpite.

Só palpites (risos) Eu tinha a idéia de fazê-la toda, mas com meus limitados conhecimentos de computação, não consegui terminá-la como queria, então, deixei nas mão dos profissionais da Multifoco, que fizeram um excelente trabalho. Eles pegaram minha idéia original e a modificaram um pouco, incluindo-a numa tendência que eles achavam mais elegante, e o resultado ficou muito bom.

O que você diria para vender seu peixe?

Eu? Simples: “Pergunte para quem leu”. (risos) Só no skoob tem alguns que podem dar grandes esclarecimentos. O público é a melhor propaganda que um autor pode ter.

Conte um pouquinho de você e quais são seus planos.

Eu sou carioca, aluno de graduação em História, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Meu gosto pela literatura é, em grande parte, devido às horas em que investi jogando RPG na adolescência com meus amigos. Esse jogo me incentivou à leitura, me abriu o gosto pela fantasia e, como maior presente que poderia ter me dado, exercitou minha imaginação de forma que hoje as histórias quase que se escrevem sozinhas.
Para planos futuros, estou engajado com a publicação de “O Véu”, que tem tudo para sair esse ano, e também estou participando da Antologia “VII Demônios”, da editora Estronho, com um conto chamado “Um pequeno pedaço do paraíso”, onde trabalho com o pecado da gula. Além dessas publicações, também estou estudando para poder montar minha monografia de final de curso ao mesmo tempo em que tenho duas histórias que precisam ganhar mais forma em minha cabeça antes de serem escritas. Uma delas, já comentei anteriormente, será “Despertar”, onde trabalharei com personagens de “O Véu” e de “De corpo e alma”. O outro está com um título provisório, “O Salt”o, onde quero tratar um pouco da temática angelical.

Só para finalizer, gostaria de agradecer à Briana pelo espaço fornecido e desejo aos leitores do blog “Meu livro rosa pink” ótimas leituras.
Abraços à todos
Willian Nascimento




Adorei! Brih*


Segue o endereço do blog do livro O Véu.
http://pordetrasdoveu.blogspot.com/

0 comentários:

Postar um comentário

Poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...